Vanessa Kiki, à frente da marca baiana ALEND, é um exemplo de obstinação e inovação. Desde 2018, ela vem transformando a maneira como a indústria da moda é percebida e consumida, trazendo uma proposta minimalista, sustentável e bastante humanizada para o setor. A poucos dias de expandir a marca para o mercado de São Paulo, a empresária nos concedeu essa entrevista.
Arquiteta de formação, Kiki moldou seus valores e sua visão de negócio nas suas experiências profissionais. “Minha formação como empresária não veio na faculdade, aconteceu no ato de empreender. Isso moldou os meus valores, o meu comportamento e a mulher que sou hoje”, conta. Desde a adolescência, ela já demonstrava talento para a moda, customizando as próprias roupas e explorando sua criatividade.
“Quando você constrói algo do zero, com poucos recursos, é preciso desenvolver as habilidades para fazer uma boa gestão. Na moda, é preciso lidar com a parte mais analítica, lógica e de gestão do negócio e, ao mesmo tempo, ser criativa, sensível, intuitiva. O maior desafio é lidar com essas características opostas”, pontua.
Para Vanessa, a moda é uma ferramenta de autoconhecimento. “Cada um vai ter um sentimento individual com aquela peça. Não necessariamente expressar uma força, mas a individualidade. A moda traz isso: entender melhor quem você é”, afirma. A empresária acredita em uma moda que simplifica e faz com que as mulheres se sintam bem. “O interessante é criar um produto para que a mulher se sinta mais plena em todos os sentidos, não só através da estética”, explica.
Um dos maiores desafios enfrentados por Vanessa é equilibrar as demandas multifacetadas do negócio. “Quando você constrói algo do zero com poucos recursos, é preciso desenvolver habilidades para fazer uma boa gestão. Na moda, você tem que lidar com a parte mais analítica, lógica e de gestão do negócio e, ao mesmo tempo, ser criativa, sensível, intuitiva”, relata.
A ALEND se destaca não apenas pela qualidade das peças, mas pela filosofia por trás de cada criação. Utilizando tecidos como linho puro, modal, micromodal e viscose certificada, a marca busca ir além de uma escolha estética, e objetiva ser uma escolha sustentável. “Não tem como construir qualquer produto da ALEND sem prezar pela diminuição do impacto ambiental. Para mim, sustentabilidade é tecnologia,” explica Vanessa.
Para a empresária, as relações humanizadas são fundamentais. Ela acredita na importância de conexões genuínas com as pessoas. “Minha linha de trabalho se resume aos meus valores. Eu acredito nas relações humanizadas com o cliente, com os colaboradores e as pessoas ao redor”, pontua. Esse foco em relacionamentos autênticos e sustentáveis é um dos diferenciais da ALEND no mercado.
Apesar da dedicação intensa ao trabalho, Vanessa reconhece a necessidade de equilibrar sua vida. “Família/amigos, saúde e o trabalho são minhas prioridades. E eu tento estabelece quem são as pessoas essenciais para eu me dedicar”, confessa. Esta clareza de propósito e determinação é o que a mantém firme em sua jornada, criando uma moda que não só veste, mas também inspira e conecta.