Fundadora e CEO da Afrotours, a baiana Nilzete Santos, 47, acredita que a humanidade tende a voltar para o lugar de origem, onde tudo começou. “O futuro é a África”, aponta. Há 17 anos, ela criou a primeira agência de turismo cultural e afro-religioso da Bahia. “A gente apresenta uma abordagem diferenciada dos pontos históricos da cidade de Salvador e de outros locais da Bahia, visitando terreiros de candomblé, e facilitando a expansão pelo Brasil desse segmento que é o afroturismo, sobre o qual eu me considero uma empreendedora nacional”, disse.
Como mulher negra à frente de um negócio bem sucedido, Nilzete exalta a força feminina no planeta. “A gente que criou tudo. Na África se vê isso bem de perto. Mulheres carregam cestos, baldes e crianças na cabeça e nas costas, fortalecendo as comunidades e mantendo a terra viva. O que precisamos é de mais respeito, encontrando o melhor lugar na sociedade”, ressalta a empresária.
Entusiasta da necessidade de fortalecimento da conexão Bahia-África, Nilzete destaca que, hoje, a questão do afroempreendedorismo ultrapassa a necessidade de promoção do modelo de negócio. “A grande importância já nem é mais promover o afroturismo, mas fazer uma espécie de reparação mesmo. A história de uma cidade como Salvador deveria, há tempos, ser contada através da influência do legado do povo negro, como terreiros de candomblé e irmandades afro-religiosas”, diz.
Caminho dos Orixás
O Caminho dos Orixás surgiu através do questionamento de turistas. “Cadê a história de vocês? Por que vocês não apresentam as suas comunidades, os terreiros? Eu já tinha paixão pela matriz africana naquela época e achava que essa questão deveria ter mais visibilidade. Então, fui pesquisar sobre a cultura afro, visitar os terreiros de candomblé, e criei os roteiros ‘Caminho dos Orixás’, que sofreram críticas no início, mas eu persisti porque sabia que daria certo”, relembra.
Na Bahia existem 1.154 terreiros de candomblé, incluindo casas com mais de 200 anos de existência. “Tem gente que se transforma apenas com uma visita a um terreiro de candomblé. No Caminho dos Orixás, nós promovemos roteiros durante a luz do dia e trazemos uma linguagem contra a intolerância religiosa e mentiras que são propagadas há anos acerca das religiões de matriz africana. Então, os turistas passaram a valorizar muito mais a cultura afro-religiosa”, comemora.
A empresária revela que o trabalho feminino predomina nos roteiros da Afrotours. “A presença das mulheres é uma experiência tão libertadora que deu abertura para muitas delas entenderem o que é ancestralidade e buscarem a liberdade. A minha dica para qualquer mulher, principalmente mulher negra, é que conheça a si própria e descubra o que você pode oferecer de melhor ao próximo para transformar pessoas e, quem sabe, o mundo”, destaca.
O que é a Afrotours
A Afrotours desenvolve um programa de roteiros culturais que valoriza as particularidades da capital baiana e região metropolitana. São roteiros destinados a quem se interessa em vivenciar a cidade e conhecer a cultura, as artes e as religiões de raiz afro-brasileiras. São caminhos que dão uma visão panorâmica turística, fazendo uma correlação com os aspectos da religião e dos orixás do candomblé. A agência aposta na importância do afroturismo como vertente do turismo cultural, que dá destaque à participação do povo negro na formação e na identidade de determinado local.
Roteiros:
Caminho De Ogum (Tour Histórico Salvador)
Roteiro pelas ruas do Centro Histórico, saindo do Elevador Lacerda, passando pela Praça Municipal, Praça da Sé e Cruz Caída, Memorial das Baianas, Fundação Pierre Verger, Terreiro de Jesus, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Blocos Afros, Praças de Músicas, Largo do Pelourinho e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Caminho De Oxum (Tour Panorâmico Cidade Baixa)
Passeio pela velha Cidade Baixa. Passando pelo Mercado Modelo, Barra, Comércio, Feira de São Joaquim, Igreja do Bonfim, Ponta de Humaitá, Praia da Boa Viagem, Mercado Yaô e a Ribeira.
Caminho De Oxalá
Visitando terreiros de candomblé tombados como Patrimônio Histórico, conhecendo sua história e projetos sociais, e experimentando o cotidiano na religião de matriz africana.
Caminho De Xangô
Tour religioso visitando o Dique dos Orixás e passando por grandes terreiros de candomblé com oportunidade para conhecer o Amalá de Xangô, oferenda que representa a força e o poder desse orixá.